Receita grátis Coelhinho Orelhudo

Receita grátis Coelhinho Orelhudo

Baixe Grátis

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio
1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio

A capital baiana será palco do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, de 17 a 19 de maio, na Arena Fonte Nova. Este evento promete celebrar a riqueza cultural do artesanato baiano e de todo o Brasil, reunindo uma diversidade de talentos, saberes e tradições em uma programação abrangente para toda a família. Além da oportunidade de adquirir produtos artesanais, os visitantes poderão desfrutar de uma feira, um salão de negócios, desfiles de moda artesanal, atividades de capacitação, áreas dedicadas às crianças, gastronomia, manifestações culturais e apresentações musicais. A entrada é gratuita, com a expectativa de receber 3.500 visitantes diariamente.

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio
1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimentará Salvador de 17 a 19 de maio

 

Inspirado na expressão “Fé na Bahia”, o FENABA visa promover o intercâmbio entre mais de 200 artesãs e artesãos das 20 Rotas do Artesanato da Bahia, 20 mestras e mestres, seis associações de artesanato representando a Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia – FAAEB, e dez Federações Nacionais representando a Confederação Brasileira de Artesãos – CONART – Brasil. Além da Bahia, estarão presentes os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. O festival ocupará os níveis 6, 7 e 8 da Arena Fonte Nova e contará com 235 estandes. Servidores públicos do estado terão descontos de 5% a 15% na compra de produtos.

Dos mais tradicionais aos mais exóticos, os visitantes encontrarão uma variedade de técnicas artesanais, como renda, bordado, tecelagem, pintura, cerâmica, entalhe em madeira, trançado, crochê, fuxico, ourivesaria, costura em retalho, redes e objetos feitos a partir de materiais como coco, palha, fibra, piaçava, sementes, escamas de peixe e conchas. São peças que refletem diferentes tradições e contam histórias, destacando a criatividade das artesãs e artesãos de várias regiões da Bahia e do Brasil.

Além de ser um espaço para reunir representantes de importantes polos de produção artesanal do país, o FENABA proporcionará aos artesãos da Bahia uma maior visibilidade e oportunidades de comercialização de seus produtos. O evento também busca articular políticas públicas para o desenvolvimento do artesanato, valorizando os artistas e promovendo ações voltadas para a geração de trabalho e renda.

O 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, Programa de Artesanato da Bahia, em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O evento tem a correalização da Pau Viola e o apoio da Associação Fábrica Cultural.

“O Festival é um evento inédito na Bahia, que vai reunir aqui em Salvador a arte e o trabalho de profissionais dos principais centros artesanais do Brasil. A Bahia estará representada por artesãos e artesãs de todas as 20 rotas do artesanato do estado. O Festival tem uma dimensão cultural, econômica com a geração de renda, turística divulgando a Bahia e atraindo visitantes para o nosso estado”, afirma Davidson Magalhães, secretário da Setre.

Presença feminina marcante – Com uma maioria de expositoras mulheres, entre artesãs e mestras, o festival celebra o empreendedorismo feminino, destacando o artesanato como um instrumento de empoderamento que proporciona renda e independência financeira para muitas delas.

Um dos destaques será a presença da mestra artesã Maria do Carmo Amorim, 76 anos, da quarta geração de uma família de mulheres rendeiras de Saubara, cujas vidas foram transformadas pelo artesanato. Para a artesã, a realização do FENABA é uma celebração da arte e da cultura da Bahia.

“Estou feliz com a realização deste festival. Tenho participado de eventos em outros estados e sentia falta de reunir nosso povo, nossa cultura e reencontrar nossos amigos artesãos em um evento como este. Depois da pandemia, ficamos muito preocupados com o rumo do nosso trabalho. O festival é a oportunidade de mostrarmos nossa potência. Porque a Bahia é uma potência em artesanato e cultura”, afirma.

Maria do Carmo é fundadora da Associação de Artesãos de Saubara, que atualmente reúne 53 artesãs. São mulheres que ajudaram a técnica ancestral do bilro a ser reconhecida em todo Brasil e até em outros países. O sucesso foi tanto que recentemente o trabalho dessas artistas foi destaque na televisão, ao confeccionarem as peças de renda que cobriam o vestido de noiva da personagem Maria Santa, a Santinha, interpretada pela atriz Duda Santos, no remake da novela “Renascer”.

“O Festival do Artesanato é um evento de grande importância para o artesanato na Bahia. Esperamos um grande volume de vendas e que o público entre em contato com a diversidade do artesanato do nosso estado. É a primeira vez que teremos uma quantidade tão grande de artesãs e artesãos vindos de todo o estado da Bahia”, afirma Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato – CFA.

Programação e espaços – O FENABA abrirá suas portas ao público no dia 17, às 15h, com a cerimônia oficial de abertura às 17h, na presença de autoridades.

O Nível 6 da Arena Fonte Nova será o principal espaço da feira, onde a maioria dos estandes estará concentrada para a venda de produtos. Neste andar também haverá uma

 

Sobre o Autor

Gabriela Alves
Gabriela Alves

Minha paixão por crochê começou há mais de uma década, e desde então, tenho dedicado minha criatividade e habilidades ao universo único do amigurumi. Cada criação é mais do que uma simples peça de crochê; é uma expressão de arte e amor.