Hospital Dom Malan Implanta Projeto de Crochê para Mães de Pacientes da UTI Pediátrica
Todas as terças-feiras, as mães acompanhantes dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Dom Malan, localizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, têm a oportunidade de participar de uma atividade diferenciada.
O projeto “Crochetando Amor”, desenvolvido pelo Serviço Social do HDM Ismep, oferece um momento de alívio do estresse e descontração para essas mães. “Devido ao longo período de internamento das crianças na UTI, sentimos a necessidade de proporcionar um espaço de relaxamento e alívio emocional para as mães. Assim, em colaboração com a coordenação da UTI, idealizamos o projeto ‘Crochetando Amor’, que conta com duas professoras de crochê e todo o material fornecido por doações”, explicou a assistente social Lidione Brito Souto.
Uma das professoras voluntárias é Maria de Lurdes Gomes, de 64 anos. “Moro sozinha e, quando estou aqui, esqueço dos problemas diários. Dedicar meu tempo a essas mães também é uma terapia para mim”, afirmou.
Leidiane Lima, dona de casa de 38 anos, é mãe de Cecília, uma menina de um ano e dois meses que está internada há um ano na UTI do HDM Ismep. “É estressante passar tanto tempo em um ambiente hospitalar. O crochê nos distrai e nos tira um pouco dessa rotina. Estou aprendendo e vou fazer uma tiara linda para minha filha”, compartilhou.
Marileide Diniz, trabalhadora rural de 29 anos, tem Ester, de 8 meses, internada na UTI e se destaca como uma aluna dedicada. “Já sabia fazer um pouco de crochê, mas não tecia muita coisa. Agora estou aprendendo mais e pretendo fazer peças lindas”, relatou entusiasmada.
Lidione Brito Souto destacou os benefícios do projeto: “Já notamos resultados positivos. As mães já estão produzindo toquinhas, e o mais importante é o cuidado emocional que elas estão recebendo.”