Projeto de Extensão do IFRR Ensina Crochê para Confecção de Mantas para Vítimas da Enchente no RS
O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) está com inscrições abertas para o projeto Tecendo Dias Melhores, que tem como objetivo ensinar técnicas de crochê para confeccionar mantas destinadas às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
Com 45 vagas disponíveis, os interessados podem se inscrever até o dia 28 de junho através do link boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.
Detalhes do Projeto
O projeto, coordenado pela professora Lidiana Lovato, ocorrerá de junho a setembro, com encontros semanais no CBV. “O objetivo do projeto é produzir mantas de crochê para serem doadas às vítimas da tragédia humanitária que está gerando refugiados climáticos no Brasil. As baixas temperaturas aumentam a urgência de mobilizar ajuda para prestar este auxílio essencial em tempos de adversidade. Ao final do projeto, todas as mantas serão doadas às famílias afetadas. Gostaria de convidar crocheteiras, crocheteiros e armarinhos da cidade a se juntarem a nós. Mesmo aqueles que não puderem participar dos encontros podem contribuir tecendo mantas, e armarinhos podem facilitar a aquisição do material necessário”, explicou a professora.
Como Participar
Cada participante deve providenciar seu próprio kit de material, que deve incluir:
- 1.000 gramas de lã acrílica
- 1 agulha de crochê (de acordo com a lã escolhida)
- 1 agulha de tapeceiro
- 1 tesoura pequena
Para obter uma trama mais maleável, recomenda-se utilizar a maior agulha recomendada para o fio escolhido.
Crocheteiras, crocheteiros e armarinhos interessados em apoiar o projeto podem preencher o questionário disponível aqui e informar como podem contribuir.
Benefícios do Crochê
O crochê é uma técnica de criação de tecidos utilizando uma agulha específica e fios como lã, algodão, seda, barbante ou arame. Através desta técnica, é possível criar uma variedade de peças, como tapetes, mantas, casacos, blusas, vestidos, biquínis e gorros.