Receita grátis Coelhinho Orelhudo

Receita grátis Coelhinho Orelhudo

Baixe Grátis

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local

Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local
Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local

Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local

Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local
Artesãs de Santos Transformam Recicláveis e Apoiam Creche Local

Duas talentosas artesãs de Santos estão revolucionando as feiras de artesanato e impactando positivamente a comunidade local. Aparecida Assaoca, de 82 anos, e Léia Roso de Mattos, de 67 anos, desenvolveram técnicas inovadoras para criar peças sustentáveis, com o objetivo de auxiliar a Creche Mundo Novo em Santos. Suas obras serão exibidas na Vila ODS durante o Encontro das Cidades ODS, que acontecerá no dia 21 de junho, no bulevar da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos.

Aparecida Assaoca, carinhosamente conhecida como Cidinha, transforma sacolas plásticas em bolsas e porta-níqueis utilizando crochê. Ela corta as sacolas em tiras finas, que enrola em novelos para criar peças únicas e coloridas. “Levo até duas horas e meia para fazer uma bolsa, mas é minha paixão. Sempre que tenho um tempinho, estou fazendo crochê”, diz Cidinha, que começou a trabalhar com plásticos há sete anos para reduzir o lixo nas praias.

Léia Roso de Mattos dedica-se a restaurar porta-retratos, quadros e outros objetos descartados, dando-lhes uma nova vida. “Sempre gostei de artesanato e ver essas coisas maravilhosas sendo jogadas fora por pequenos defeitos me motivou a restaurá-las. Hoje, minhas amigas me doam itens e eu me especializei em técnicas de restauro”, conta Léia.

Colaboração e Impacto

As artesãs se conheceram no antigo Centro de Convivência do Idoso (Cecom), atualmente Vilas Criativas. Juntas, iniciaram uma campanha de conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo. Ambas decidiram apoiar a Creche Mundo Novo, localizada no Rádio Clube, destinando parte das vendas de suas criações para ajudar a instituição que atende mais de 100 crianças de 0 a 4 anos.

Lidiane Macedo, coordenadora da Creche Mundo Novo, expressa gratidão pelo apoio das artesãs. “Elas ajudam muito no dia a dia da creche. O trabalho delas traz visibilidade e doações que possivelmente não chegariam até nós sem o esforço delas”, afirma.

Como Contribuir

Durante o Encontro das Cidades ODS, o Movimento ODS Santos 2030 estará arrecadando donativos para a Creche Mundo Novo. Os itens solicitados incluem alimentos básicos como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, bolachas, achocolatado, gelatina, além de itens de higiene e limpeza como papel higiênico, sabonete líquido, detergente, farinha de mandioca, farinha de trigo e molho de tomate. As doações podem ser entregues na caixa ao lado da tenda das artesãs.

Encontro das Cidades ODS

O Encontro das Cidades ODS, marcado para o dia 21 de junho, das 9h às 19h, oferecerá três espaços abertos ao público no Centro Histórico de Santos. O evento apresentará atividades voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Embora os ingressos para as atividades internas na Associação Comercial de Santos (ACS) estejam esgotados, os visitantes poderão participar das exposições culturais e de sustentabilidade no bulevar da Rua XV de Novembro.

Sobre o Autor

Gabriela Alves
Gabriela Alves

Minha paixão por crochê começou há mais de uma década, e desde então, tenho dedicado minha criatividade e habilidades ao universo único do amigurumi. Cada criação é mais do que uma simples peça de crochê; é uma expressão de arte e amor.